Evento
Nesse cenário positivo de integração e colaboração já estabelecido em eventos anteriores, realizaremos a Iª Competição de Solos do Brasil, do 39º CBCS e do III PEDOMETRICS 2025, com a expectativa de congregar 1.500 congressistas.
Com o Museu de Solos, Rochas, Fósseis e Minerais esperamos receber 720 crianças diariamente, atingindo um total de 3.600 crianças.
Assim, criando uma atmosfera propícia e estimulante para o desenvolvimento cientifico dos Biomas Brasileiros, sobretudo os Biomas Cerrado e Amazônia, com foco na criação de parcerias profícuas entre a sociedade, a academia, o setor público e o setor produtivo, consolidando a maturidade da ciência praticada pela SBCS, em proteger nossa biodiversidade por meio de serviços e produtos sustentáveis.
Congresso prevê diversas atividades, que serão cuidadosamente preparadas, para atender aos interesses de um público variado, incluindo visitas técnicas, minicursos, palestras, mesas redondas, vitrine tecnológica, feira de empresas, além de atividades culturais e sociais. Espera-se que a Vitrine Tecnológica favoreça o desenvolvimento de novos bioprodutos e sua efetiva produção, beneficiando sobremaneira a sociedade, seja pelo acesso aos benefícios gerados diretamente por estes novos bioprodutos, seja pelos benefícios sociais do fortalecimento da economia e das Comunidades Tradicionais.
Público alvo principal:
- Produtores ruais da Região do Matopiba+Pa
- Grandes e médios produtores
- Agricultores familiares
- Pecuaristas
Estudantes da área de ciências agrárias (graduação e pós-graduação)
- Agronomia
- Engenharia Agrícola
- Zootecnia
- Medicina veterinária
- Biologia
- Geografia
Consultores rurais
ONG’s
Agências dos governos estaduais e federal ligadas a agricultura e pecuária
Palavra do Presidente 39º CBCS
É com enorme prazer que damos as boas-vindas a todos os congressistas
É imensa satisfação de poder contribuir com essa obra que é o 39º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, potencializado pelo tema “O Uso do Solo e as Mudanças Climáticas”.
Nosso encontro acontecerá de 21 a 27/09/2025, no Centro de Convenções da UFMA – Universidade Federal do Maranhão. Esperamos criar um ambiente que permita albergar pessoas com o mesmo objetivo: PROMOVER A SUSTENTABILIDADE E O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.
Nos seus 75 anos de atividades, integrada e mantida por cerca de mil sócios ativos, atuando em todas as regiões do país, a SBCS foi responsável por profundas modificações no setor produtivo da agropecuária brasileira, a partir dos estudos e pesquisas produzidas por seus associados em diferentes instituições nacionais e internacionais.
A SBCS é a entidade científica mais consolidada da área das Ciências Agrárias no país, com uma maturidade que nos credencia para apresentar a proposta a seguir, tendo como justificativa principal o pouco número de pedólogos existentes no Brasil e uma grande demanda por estes profissionais. Desde a sua criação, em 1947, a SBCS é uma entidade científica e civil sem fins lucrativos cujo objetivo principal é congregar pessoas e instituições na promoção e desenvolvimento da Ciência do Solo no Brasil.
A história da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) remonta à IV Conferência Interamericana de Agricultura realizada em Caracas (1945), onde foi reconhecida a necessidade da criação de uma Sociedade Interamericana de Ciência do Solo, cuja consolidação deveria ocorrer com a criação das Sociedades Nacionais de Ciência do Solo. A partir deste reconhecimento e com um número considerável de profissionais atuando na área de solos, alguns participantes do 2º Congresso Panamericano de Minas e Geologia, realizado em 1946 em Petrópolis, RJ, defendiam a necessidade de agrupar as pesquisas e os pesquisadores do assunto a partir de encontros científicos mais específicos.
Esta ideia foi amplamente discutida no 5º Congresso Brasileiro de Química, realizado em Porto Alegre, RS, em fevereiro de 1947, onde foi fixada uma nova reunião para criação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Esta reunião foi realizada no Rio de Janeiro, RJ, entre os dias 6 e 20 de outubro de 1947 e, ao final da reunião, na sala de Conferências do Instituto de Química Agrícola (atual Embrapa Solos do Jardim Botânico), a primeira Assembleia Geral aprovava a criação da SBCS.
Para a concretização da sua finalidade, a SBCS tem realizado inúmeros eventos especializados e reuniões periódicas para intercâmbio de associados, bem como de apresentação e divulgação de trabalhos técnicos e científicos de Ciência do Solo. Desde a sua criação, a SBCS já realizou 38 congressos nacionais e várias reuniões como as do FertBio, Manejo e Conservação do Solo e da Água, a RCC e, mais recentemente, o Simpósio de Educação em Solos.
O Maranhão é o estado mais pobre da Federação, contudo o setor agropecuário tem uma expressiva representatividade no PIB Brasileiro, em torno de 20%. Desta maneira, se verifica o potencial de produção agropecuária para o desenvolvimento do Maranhão, e estas informações reforçam a importância de se buscar o desenvolvimento sustentável, considerando as técnicas agronômicas aplicáveis a cada classe de solo, cultura e manejo.
Se por um lado temos uma agricultura moderna nas Regiões Leste, Centro-Maranhense e Sul-Maranhense, ainda temos uma agricultura familiar de que carece de assistência técnica, políticas públicas adequada e de transmissão de conhecimento, por meio da extensão rural.
Gostaria de agradecer a todos que, nos últimos meses, têm-se dedicado tanto na elaboração da programação cientifica, como aos organizadores e aos patrocinadores, os quais, em conjunto, prepararam este Congresso com o único objetivo de satisfazer as expectativas de todos vocês. O Maranhão os recebe de abraços abertos.
Teremos incorporados ao nosso Congresso, quatro eventos, sendo uma conferência internacional, um simpósio e a Iª Competição Brasileira de Solos. Este Congresso foi elaborado totalmente voltado para vocês, congressistas.
Aproveitem, também, os prazeres de São Luís, seu mar, sua culinária, nossa música e as belezas dos Lençóis Maranhenses, nosso patrimônio cultural e imaterial.